quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Algumas considerações de uma mãe apaixonada!

É. Acho que posso agora dizer que o Caio desmamou aos 9 meses. Ele já vinha mamando cada vez menos, passava às vezes um dia ou dois sem mamar, e quando mamava era por um minutinho ou dois, no máximo. Ele mais brincava do que mamava, isso quando não mordia. E agora, com quatro dentes, não dá mais pra arriscar! As mordidas agora doem pra valer. Mas, enfim, mamou bem quando mais era necessário, e continua crescendo bem saudável, mesmo sem o leite da mamãe aqui. Ele toma mamadeira de leite com Mucilom, com Toddy, com os dois juntos, e toma super bem seus 150 ml. Na verdade, já era pra ele tomar mais de 200 ml por vez, segundo orientação do pediatra, mas não dá pra forçar. O Caio toma de 120 a 150 ml por vez, e isso quem decide é ele, não tem jeito! E o pediatra disse que isso é de cada criança, e o que importa é que ele está com o peso saudável pra faixa etária dele.

No dia 28/12, o Caio completará seus 10 meses de vida, e, fazendo uma viagem mental, fico emocionada com tantos momentos que já passamos juntos, desde ele bem pequenininho ainda dentro da minha barriga, passando pelo nascimento dele e o primeiro contato no hospital, lembrando dele ainda tão novinho já em casa comigo e com Deus, e depois acompanhando cada nova etapa de seu desenvolvimento. Lembro de como ele ficava com suas mãozinhas fechadas o tempo todo quando ainda era bem bebezinho. Lembro que, enquanto eu amamentava, ficava reparando no tamanho de sua cabecinha, que era bem menor que meu peito, e ficava reparando cada detalhezinho seu e admirando, babando, me emocionando... Lembro de seu primeiro sorriso, que foi pro Gilberto, que, por sua vez, se emocionou pra valer! Lembro de quando ele começou a sentar na cama com vários travesseiros em sua volta, pois ele ainda era bem "bambinho". Lembro quando ele começou a se apoiar pelos braços, treinando pra começar a engatinhar um tempo depois. Lembro das papinhas de frutas, dos mingauzinhos, e depois das sopinhas salgadas, que não fizeram muito sucesso no começo. Cada careta... rs Lembro do seu primeiro almoço fora, que foi no mesmo dia em que o pediatra disse que o Caio já poderia comer o mesmo que nós, desde que fosse bem amassadinho. Nesse dia, fomos parar com ele no posto de saúde, pois a comida fez mal e ele vomitava sem parar! Coisas de mãe de primeira viagem... Lembro do primeiro risquinho branco na sua gengiva inferior, do lado esquerdo, mostrando seu primeiro dentinho que estava apontando! Depois veio o segundo risquinho, dessa vez na parte de cima e do lado direito! Lembro que rapidamente vieram os outros dois. Agora são quatro dentões bem lindos e saudáveis! E lembro de tantas outras coisas que seria impossível colocar tudo aqui nesse blog. Mas está tudo registradinho na memória, e como essas memórias são especiais!


Estamos vivendo uma fase maravilhosa com o Caio, pois a cada dia nos surpreendemos com algo novo. Ele é muito esperto, muito sapeca e muito, muito lindo e amado! Sentimos também seu amor por nós, e essa distância que nos separa durante o dia não prejudica esse amor, que é incondicional e só aumenta!

É muito bom ser mãe. É muito bom ser a mãe do Caio! Sou muito grata a Deus por isso e sou muito feliz também!

Bom, se eu não voltar mais aqui até dia 25/12, desejo antecipadamente um feliz natal a todos os amigos que visitam esse cantinho tão especial. Que a paz invada as nossas vidas, e que o amor nunca nos falte.
 
Abraços carinhosos!